iHelp: explorando oportunidades de negócio dentro da categoria de serviços de diaristas no Brasil
Nesse projeto, detalho como arquitetei um projeto do zero em quatro dias e com total foco de descobrir oportunidades.
Sobre o projeto:
Projeto independente idealizado por Georgia Demas
Minha atuação:
Designer de produto
Direitos:
Todos os direitos reservados
.png)
Introdução ao projeto iHelp
Ao pesquisar sobre a oportunidade de criar um player para a categoria de serviços de diaristas no Brasil, descobri oportunidades de negócio que me ajudaram a projetar o IHelp. O iHelp é um aplicativo de indicação de serviços de diaristas que visa criar uma rede segura entre o prestador de serviço e cliente, de forma que o serviço de diaristas se torne mais eficiente e personalizável por demanda.


Início do projeto: entrevistas
Para analisar e validar a demanda por esse serviço, estruturei uma pesquisa. No momento, não há aplicativo de referência para este serviço no Brasil. Alguns fatores, como segurança e velocidade de serviço, podem ser os principais fatores desse panorama para o B2C.
Separei algumas hipóteses para começar:
-
A personalização deste serviço é muito limitada para negócios e aluguel, o que poderia ser uma oportunidade de B2B.
-
As pessoas usariam este serviço se pudessem usar uma empregada de referência de pessoas conhecidas. Isso abre a possibilidade de um sistema de indicação, onde as pessoas podem nomear suas próprias empregadas, receber e ser recompensado por essa indicação e por cada serviço que ela presta a outros.
-
Algumas pessoas monitoram esse serviço para verificar se as coisas que eles querem que sejam feitas são feitas à sua maneira.
-
As pessoas desistem de fazer as coisas em um dia de limpeza porque não sabem quanto tempo levará até o final do serviço.
Script da entrevista
O seguinte script foi escrito para ser aplicado em um Survey e em entrevistas presenciais:

Amostra
A amostra da pesquisa foi ampla, sem critérios de seleção dos candidatos para gerar insights exploratórios tanto sobre pessoas que precisam do serviço, quando sobre pessoas que não precisam dele. Obtive em um dia o total de 44 respostas.
Análise dos resultados
Confira abaixo o resultado da pesquisa e alguns insights levantados nesse primeiro momento.
Pergunta 1

Essa pergunta foi adicionada para entender o motivo pelo qual as pessoas que votam que "não usam esse tipo de serviço" realmente não precisam dele. Como você pode avaliar, a maioria das pessoas que responderam não precisar do serviço, afirmam que elas mesmas fazem o serviço de limpeza da sua casa.
Pergunta 2

Pergunta 3

Mesmo quando 95,7% dos entrevistados disseram que recomendariam suas diaristas para outras pessoas, 9 das 27 pessoas disseram que "elas precisam estar em casa para que o serviço aconteça".
Nas respostas abertas analisei que as razões são:
-
Certificar que o trabalho está sendo realizado à sua maneira;
-
Supervisão;
-
Orientação de serviço;
-
Não confia em sua diarista;
Pergunta 4

Para complementar essa resposta, pedi para os respondentes dizer onde conheceram suas diaristas, e todos eles afirmaram ter conhecido sua diarista por recomendação de alguma pessoa conhecida.
Pergunta 5

Pergunta 6

Pergunta 7

Pergunta 8

Embora a maioria das pessoas (77,8%) não deixe uma lista de tarefas para a diarista, 74,1% já precisaram ensinar alguma atividade para ela.
Pergunta 9

As seguintes informações foram levantadas com base na resposta aberta dos respondentes a pergunta acima:
"Praticidade", "conveniência", "domésticas treinadas" e "fácil acesso a domésticas" são os fatores motivadores para as pessoas que já consideraram usar um aplicativo para reservar este serviço.
Ao mesmo tempo, entre respondentes que marcaram “não” como resposta, 7 de 15 pessoas considerariam usar um aplicativo para um serviço de diaristas.
Personas
As seguintes personas foram traçadas com base nos perfis dos respondentes da pesquisa presencial.








Matriz CSD
Com base em todas as respostas recolhidas, montei uma matriz CSD para avaliar os achados da minha pesquisa e estruturas dores e objetivos dos meus possíveis usuários.



Objetivos e pontos de dor do meu usuário
Após analisar os dados da pesquisa e estruturar minha matriz CSD, determinei os seguintes objetivos e pontos de dor dos meus usuários por categoria:


Análise de concorrentes
Por questões de sigilo do projeto, vou ocultar nesse ponto o nome dos apps concorrentes. Explicarei como estruturei minhas funcionalidade com base nas descobertas e nas falhas dos meus concorrentes.
Estes são alguns dos pontos de vantagens encontradas com base em meus possíveis concorrentes:
-
Serviços de governanta não é o foco principal de alguns apps concorrentes;
-
Em alguns dos concorrentes você paga a diarista logo após o serviço, nenhum pagamento é realizado através do aplicativo.
-
O foco de alguns concorrentes é apenas conectar o usuário o mais rápido possível com uma diarista;
-
Os serviços de diarista não são o foco principal do aplicativo de alguns dos concorrentes;
-
Nenhum foco em B2B, nenhuma "lista de tarefas" ou acompanhamento de serviço foi encontrado nos concorrentes.
Com essa análise, percebi que as funcionalidades encontradas na pesquisa com base em minhas hipóteses inicias, eram exclusivas.
Arquitetura
Estruturei a arquitetura do app antes de começar a desenvolver seu protótipo, assim meu processo seria muito mais simples e organizado.

O app iHelp
Para concluir a apresentação do projeto, aqui vão algumas das telas do iHelp. O projeto foi feito no Sketch.










